Digite o que deseja encontrar e tecle ENTER.
 
 
Produzido por PACTAcom  
SOBRE O IBRAOP
ARTIGOS
AVISOS/ATOS
NOTÍCIAS
EVENTOS
LEGISLAÇÃO
LINKS
DIEX/CONDEL
ORIENT. TÉCNICAS
ASSOCIE-SE
CONTATO
WEBMAIL

DESTAQUES

Advertisement
 
Advertisement
 
INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS
   
  Notícias  
   
 
IBRAOP PARTICIPA DO 5º ENCONTRO DE LIDERANÇAS DO CONFEA QUE ABORDOU AS OBRAS PARA A COPA DE 2014
25 de fevereiro de 2010

      IBRAOP ALERTA PARA A DESESTRUTURAÇÃO DO ESTADO E FALTA DE PROJETOS PARA A COPA DE 2014, DURANTE O 5º ENCONTRO DE LIDERANÇAS DO CONFEA.

      O Ibraop, representado por seu Diretor Administrativo o Engenheiro Pedro Jorge Rocha de Oliveira (TCE-SC), esteve presente ao debate sobre “ A execução de obras públicas e a Copa de 2014: como conciliar agilidade, qualidade e controle”, promovido pelo CONFEA, durante o 5º Encontro de Lideranças, no último dia 23.O painel reuniu o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, o Presidente do SINAENCO, José Roberto Bernasconi, o Presidente da Cebic, o Presidente do Ibama, Roberto Messias e o Diretor Administrativo do Ibraop, Pedro Jorge Rocha de Oliveira

      Entre os painelistas ficou clara a conscientização de que o Brasil deve investir em planejamento adequado e projetos completos para a licitação das obras. Pedro Jorge enfatizou que a administração pública está desestruturada nas suas áreas responsáveis pela realização de obras.  Segundo ele, “hoje, os órgãos públicos não têm condição de avaliar projetos e orçamentos de licitação. Não há pessoal para planejamento, não há fiscais capacitados para fiscalizar obras rodoviárias, não há pessoal capacitado nas comissões de licitação... Os órgãos não conseguem elaborar seus próprios editais de licitação. Dessa forma, fica impossível executar as obras eficientemente, principalmente com a falta da cultura de projetos completos”. Concluiu observando que a pouco mais de dois anos para a data de entrega das obras (31/12/2012) ainda não existem os projetos necessários e, por conseqüência disso, corremos o sério risco de vermos toleradas obras sem licitação para que seja possível o atendimento dos prazos. Conclamou ainda os profissionais do sistema Confea/Creas a valorizarem seus nomes e suas profissões, referindo-se à importância da conduta ética daqueles que têm a prerrogativa de aprovarem projetos e liberarem medições.

       Finalizando, afirmou que as obras para a Copa de 2014, como quaisquer outras, devem ser feitas com “PPP” – Planejamento, Projeto e Pessoal.

 
< Anterior   Próximo >
 
     
  Voltar ao topo da página  

IBRAOP • Rua Cel. Fernando Machado, 391/701 - Porto Alegre/RS - CEP 90010-321 - 51-93141988