Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Eventos

O Ibraop promove regularmente eventos de abrangência nacional abordando as auditorias de obras públicas

Encontro Técnico Nacional de Auditoria de Obras Públicas – ENAOP

Evento que trata de temas específicos, com o intuito de traçar diretrizes ou firmar conhecimentos mais aprofundados sobre os assuntos abordados.

Os encontros técnicos, que também servem como instrumento de aproximação dos profissionais de controle externo, são eventos de um porte mais restrito e que destinam-se, de forma complementar, à realização de atividades preparatórias aos Sinaop.

Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Publicas – SINAOP

Os Sinaop são eventos de grande porte que tornaram-se a principal referência na produção técnica e científica brasileira em Auditoria de Obras Públicas.

Com a participação de representantes da quase totalidade dos tribunais de contas brasileiros, o simpósio tem congregado profissionais que atuam no controle externo, no controle interno e, mesmo, na própria execução das obras públicas, sendo reconhecido dentro e fora dos tribunais de contas, como de importância significativa na discussão, na troca de experiências e no encaminhamento de soluções relativas aos diversos temas abordados.

Debates Virtuais do Ibraop – WEBINÁRIOS

Os debates virtuais começaram a ser promovidos pelo Ibraop dada à impossibilidade da realização de eventos presenciais durante o período de isolamento social, imposto pela Pandemia do Coronavírus.

Com transmissão ao vivo pelo Youtube, os Webinários agora são eventos regulares. Conta com a participação de debatedores que defendam diferentes pontos de vistas de um tema em especial. É um evento curto e objetivo, com 2h de duração, em média. O vídeo do debate fica disponível no canal do Ibraop.

Acesso à inscrição, certificados e todo histórico de eventos que participei!

XX Sinaop

 

11 a 15 de setembro de 2023

 

O Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) realizou a 20ª edição do Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas – XX SINAOP – de 11 a 15 de setembro, no Parque de Eventos Fundaparque – Pavilhão E, em Bento Gonçalves (RS).

O evento foi inspirado na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, por isso o tema central é “Infraestrutura e Sustentabilidade”. As palestras estão dispostas em painéis, cuja temática contempla seis dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

Público alvo:
Auditores de Controle Externo, servidores e dirigentes dos Tribunais de Contas e dos diversos órgãos de controle envolvidos com obras públicas dos governos federal, estadual e municipal, bem como profissionais dos setores público e privado que exerçam fiscalização, gestão ou execução desse tipo de empreendimento.

Local:
Parque de Eventos de Bento Gonçalves – Fundaparque — Pavilhão E – Alameda Fenavinho, 481 – CEP 95703-364 | Bento Gonçalves – RS


ENAOP 2022

 

24 a 26 de outubro de 2022

 

O Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), em parceria com o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), realiza o Encontro Técnico Nacional de Auditoria de Obras Públicas – o ENAOP 2022 – nos dias 24, 25 e 26 de outubro, na sede do TCDF. “Novo Marco Legal do Saneamento Básico” é o tema central.

ENAOPs são eventos que tratam de temas específicos, com o intuito de traçar diretrizes ou firmar conhecimentos mais aprofundados sobre os assuntos abordados. Também servem como instrumento de aproximação dos profissionais de controle externo.

Neste ano, as inscrições presenciais serão limitadas a 170 participantes, em razão da capacidade do local de realização.

Público alvo: Auditores de Controle Externo, Servidores e dirigentes dos Tribunais de Contas e dos diversos órgãos de controle envolvidos com obras públicas dos governos federal, estadual e municipal, bem como profissionais dos setores público e privado que exerçam fiscalização, gestão ou execução desse tipo de empreendimento.

Local: Tribunal de Contas do Distrito Federal – TCDF
Palácio Costa e Silva, Praça do Buriti – CEP: 70075-901 – Brasília-DF


XIX SINAOP

 

22 a 26 de novembro de 2021

 

O Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), promoverá o XIX Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas (Sinaop), entre os dias 22 e 26 de novembro de 2021, tendo como temática central “Obras públicas: novos desafios”.

 

É um evento que trata de temas específicos, com o intuito de traçar diretrizes ou firmar conhecimentos mais aprofundados sobre os assuntos abordados. Os encontros técnicos, que também servem como instrumento de aproximação dos profissionais de controle externo, são eventos de um porte mais restrito e que se destinam, de forma complementar, à realização de atividades preparatórias aos Sinaop.

 

Público-alvo:

Servidores e dirigentes dos Tribunais de Contas e dos órgãos de controle envolvidos com obras públicas, dos governos federal, estadual e municipal, bem como profissionais dos setores público e privado que exerçam fiscalização, gestão ou execução desse tipo de empreendimento.

 

Local do evento:

Videoconferência pela ferramenta Teams

Transmitido ao vivo no youtube pelo canal do Ibraop – http://www.youtube.com/ibraoptv


WEBINAR MEDINA

 

31 de agosto de 2021

 

O mais novo debate virtual do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) já possui data de realização: será no dia 31 de agosto, às 14h30, ao vivo pelo Canal do Youtube – www.youtube.com.br/ibraoptv. Desta vez o tema central será “MeDiNa: Método de Dimensionamento Nacional de Pavimentos”.

Estão confirmadas as participações de Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e do Cel. Antônio Carlos Rodrigues Guimarães, do Instituto Militar de Engenharia (IME), além de profissionais com experiência sobre o assunto, como o Filipe Franco, da Consultoria e Projetos de Engenharia (CPE), Leonardo César Santos Chaves e Claudeny Simone, respectivamente auditor de controle externo e laboratorista do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).

Está prevista, ainda, a apresentação de vídeos institucionais sobre a estrutura e cases de auditoria dos laboratórios de obras de pelo menos três Tribunais de Contas: TCE-MT, TCE-GO, TCE-SE e TCE-PI.

 


WEBINAR METODOLOGIA BIM

 

30 de julho de 2021

 

Esse debate virtual promovido pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) teve a metodologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informação da Construção) como tema central. Confira o vídeo da transmissão ao vivo e veja como foi!

 

 


WEBINAR NOVA LEI DE LICITAÇÕES

 

31 de maio de 2021

A Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei n° 14.133/2021) – sancionada pela Presidência da República no dia 1° de abril – foi o tema central de debate virtual organizado pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop).

Na sua opinião, o que foi um avanço ou um retrocesso para o controle externo de obras e serviços de engenharia? Os debatedores do evento virtual foram selecionados mediante a avaliação de artigos técnicos. Confira abaixo os trabalhos entregues por alguns de nossos colegas auditores de Tribunais de Contas e peritos da Polícia Federal!

 


SEMINÁRIO TÉCNICO – 20 ANOS

Webinar, 23 a 27 de novembro de 2020

O “Seminário Técnico – 20 Anos”, está sendo realizado pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) para comemorar seu aniversário de fundação. O evento será gratuito e virtual, entre os dias 23 e 27 de novembro, com transmissão ao vivo no canal do Youtube do Ibraop e pela ferramenta Zoom, para os participantes inscritos que receberão certificado

 


ENAOP 2019

Vitória-ES, 9 13 de setembro de 2019

O Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas – ENAOP – foi realizado pelo Ibraop e pelo TCE-ES nos dias 11, 12 e 13 de setembro de 2019, em Vitória (ES). O evento teve “Inovações em Auditoria de Obras Públicas” como tema central, contando com 170 inscritos de 28 TCs e diversos outros órgãos municipais e estaduais, além do TA de Moçambique.

 


XVIII SINAOP

João Pessoa-PB, 5  a 9 de novembro de 2018

Com o tema “Obras Públicas: Planejamento, Controle e Efetividade”, o XVIII SINAOP foi realizado de 5 a 9 de novembro de 2018, com o objetivo o aprimoramento da técnica dos profissionais e o aperfeiçoamento dos procedimentos de auditoria e de execução e fiscalização de obras e serviços de engenharia.

Organizado pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), o evento contou com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PB) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Paraíba (SEBRAE-PB).

 


ENAOP 2017

Goiania-GO

Encontro Nacional de Obras Públicas – ENAOP – TCE-GO – 29 a 31 de maio de 2017

 


XVII Sinaop

São Paulo-SP / 2016

 


XVI Sinaop – IV Oficina Internacional

Florianópolis-SC / 2014

 


XV Sinaop – III Oficina Internacional

Vitória-ES / 2013

 


Back to Top