Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

IBRAOP AGRADECE A PRESENÇA DOS PRESIDENTES DA ANTC E FENASTC NO XVIII SINAOP

Destaques, Notícias, XVIIISinaop

O presidente do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas, Pedro Jorge Rocha de Oliveira, agradeceu a presença dos presidentes da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) e da Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Fenastc), que prestigiaram o XVIII Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas | SINAOP. O evento, iniciado no dia 5, se encerra nesta sexta-feira (9), em João Pessoa.

“É importante que as instituições de controle estejam alinhadas nas ações de melhoria do controle externo. Nesse sentido, agradeço a participação dos presidentes da ANTC e Fenastc, que prestigiaram o XVIII Sinaop”, disse o presidente do Ibraop.

Na opinião do presidente da ANTC, Francisco José Gominho Rosa (TCE-PE), o Ibraop tem prestado um imenso serviço aos TCs e ao Brasil por meio dos Sinaops. “Ninguém poderia ser tão protagonista e proativo do que o Ibraop, que faz com que a atividade de auditoria de engenharia seja uma especialidade do controle externo devidamente acompanhada e desenvolvida”, disse.

Gominho Rosa – que esteve presente na abertura do XVIII Sinaop – também elogiou a organização do evento, sua ampla divulgação e programação multifacetada. “Vislumbro uma grande oportunidade de mobilização dos engenheiros, em torno de propostas, como a PEC 40 – que prevê a modernização e evolução dos Tribunais de Contas – como um remédio bom, sem contra-indicações”, completou.

O presidente da Fenastc, Amauri Perusso, entende que como necessária essa troca permanente de experiência entre os integrantes do corpo técnico dos TCs, que além de qualificado, deve ser consciente do seu papel na sociedade. “O Ibraop e a Fenastc dialogam com esse compromisso. Nosso modo de atuação vem sofrendo mudanças e precisa avançar mais rapidamente, pois a população cobra isso”, disse.

Registrou a importância de o XVIII SINAOP ter trazido temas atuais para o debate. “A Fenastc defende um choque de transparência no setor público, permitindo que o cidadão tenha acesso às informações produzidas pelos TCs e faça bom uso disso. Para tanto, a qualidade técnica dos auditores deve ser a base”.

You must be logged in to post a comment.

Back to Top