Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

MANUAL DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS ELABORADO PELO IBRAOP É APRESENTADO NO XVIII SINAOP

Destaques, Notícias, XVIIISinaop

O Manual de Auditoria de Obras Públicas e Serviços de Engenharia, elaborado por um grupo de trabalho do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), foi apresentado pelo diretor técnico e presidente eleito da instituição, o auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Anderson Uliana Rolim. Essa foi uma das cinco divulgações feitas na tarde desta quinta-feira (8), durante a realização do XVIII SINAOP.

A iniciativa de uniformizar os procedimentos de auditoria de obras públicas, segundo Rolim, nasceu em 2012, após ser firmado um Termo de Cooperação com o Instituto Rui Barbosa (IRB). Grupos de técnicos de diversos TCs foram, então, criados em 2013 para fazer um levantamento e conhecer as práticas dos TCs na área. “A partir daí, os integrantes dos grupos de Obras Rodoviárias, Edificações e Resíduos Sólidos alinhavam conceitos e elaboravam os procedimentos para cada tipo de obra pública”, explicou Anderson.

Identificou-se, então, a necessidade de formatação de um documento que consolidasse todos esses procedimentos que estavam sendo elaborados, o que começou, efetivamente, a ser desenvolvido em março de 2017, durante reunião do Conselho Deliberativo do Ibraop. “Após oito reuniões presenciais do grupo, conseguimos concluir o manual no formato atual”. O arquivo será aberto ao público em dezembro de 2018 para o recebimento de colaborações, não só dos servidores de Tribunais de Contas como de membros da sociedade.

O Manual de Auditoria de Obras Públicas e Serviços de Engenharia do Ibraop resulta do apoio dos TCs, através da liberação dos técnicos que integram os grupos. “O esforço e a participação de técnicos de diversos Estados do Brasil, aliado a abertura de consulta pública de todos os materiais produzidos, cuidará de garantir sua legitimidade”, concluiu Rolim.

Confira abaixo a lista do grupo de trabalho de auditores que assinam esse trabalho:

Anderson Uliana Rolim (TCE-ES)
Bartolomeu Barros Lordelo Jr (TCM-BA)
Bruno Luis Malaquias e Silva (TCE-GO)
Cláudio Muricy Torres Filho (TCE-BA)
Domingos Sahib Neto (TCE-MS)
Fábio Couto (TCE-PE)
Narda Consuelo Vitório Neiva Silva (TCE-MT)
Pedro Jorge Rocha de Oliveira (TCE-SC)

You must be logged in to post a comment.

Back to Top