Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

DIVULGAÇÕES ENCERRAM QUARTO DIA DO XVIII SINAOP EM JOÃO PESSOA

Destaques, Notícias, XVIIISinaop

Cinco importantes divulgações encerraram, na tarde desta quinta-feira (8), as apresentações do quarto dia do XVIII Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas | SINAOP. O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), está sendo realizado em João Pessoa.

O “Sistema GEO-PB [Painel Obras]” foi divulgados por três auditores do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba: Júlio Uchoa C. Neto, Aguinaldo Macedo e André Agra. Mauro Passos, do Instituto Ideal, divulgou os “Municípios Solares” – um grupo de prefeituras que se uniram para levantar a viabilidade de implantação do uso da energia solar. “As cidades do futuro vão exigir gestões inovadoras e amigáveis ao meio ambiente. O desafio é grande e o caminho longo. Só que precisamos começar”, frisou Passos.

Em parceria com o BID, ele editou o Guia+Sol+Luz, publicação editada com o intuito de orientar gestores públicos da América Latina que queiram implantar projetos de infraestrutura social através do uso da energia solar fotovoltaica. “A versão em português estará me breve no site do BID. É um instrumento para que encontrem respostas para suas duvidas. O sol é o nosso caminho!”, concluiu.

Na sequência, auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Maurício Ferreira Wanderley, divulgou o Projeto GeoControle, desenvolvido com o objetivo de estruturar o uso de geotecnologia em toda e qualquer auditoria da instituição. “Entendam por geotecnologia tudo aquilo que é capaz de processar, analisar e disponibilizar informações que estejam georeferenciadas no espaço”, informou.

O TCU já tem usado imagens georreferenciadas para o exercício do controle externo de obras públicas com o auxílio de ferramentas gratuitas – como Google Earth PRO, Landsat Program, Copernicus Sentinel, QGIS 3.0 – ou pagas – como o DigitalGlobe, Planet e ArcGIS. A inteligência artificial desenvolvida para rodar nesses sistemas já está disponível aos TCs.

 

O Painel de divulgações foi encerrado com as apresentações do Manual de Auditoria de Obras Públicas e Serviços de Engenharia do Ibraop – pelo auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Anderson Uliana Rolim – e do livro “Engenharia Forense – Metodologias Aplicadas na Operação Lava Jato” – obra do perito criminal do Departamento da Polícia Federal do Paraná (DPF-PR), João José Valim.

You must be logged in to post a comment.

Back to Top