Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Grupos Técnicos do Ibraop se reúnem para dar continuidade à elaboração de procedimentos de auditoria

Destaques, Notícias

Dois grupos técnicos do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) se reuniram, nos dias 10, 11 e 12 de setembro, em Goiânia (GO), para dar continuidade à elaboração de procedimentos de auditoria. O primeiro é responsável pela elaboração do Manual de Auditoria de Obras Públicas e, o segundo, pelos procedimentos de Limpeza Urbana e Destinação Final de Resíduos Sólidos.

Os auditores Fábio Couto Rodrigues (TCE-PE), Cláudio Muricy Torres (TCE-BA), Bartolomeu Lordelo Júnior (TCM-BA), Bruno Luis Malaquias e Silva (TCE-GO) e Domingos Sahib Neto (TCE-MS), coordenados pelo diretor técnico do Ibraop, Anderson Uliana Rolim (TCE-ES), trabalham na entrega de um texto final do manual para submetê-lo à consulta pública ainda este ano.

Sob a coordenação do diretor financeiro do Ibraop, Alysson Mattje (TCE-SC), os auditores Fernando Celso Morini (TCM-SP), Fernando Bernardes (TCE-MS), João César de Menezes (TCE-PB), Mauro de Siqueira Filho (TCE-PE), Mariana Diniz Cabral (TCM-GO), Flávia Burmeisto Martins (TCE-RS) e Valéria Cristina Gonzaga (TCE-MG), com o auxílio de André D. Goetzinger (AGIR), estão revisando os procedimentos de serviços de coleta e transporte de Resíduos Domiciliares, bem como elaborando os de transbordo de resíduos e varrição de ruas.

“A maior parte dos municípios brasileiros não contam com a disposição final adequada de resíduos, os chamado lixões. Estamos na fase de passo a passo, pesquisando quanto custa a coleta comum, a reciclável etc. Por fim, vamos sugerir a condição mais adequada para os aterros sanitários ou outra tecnologia que exista para resolver esse problema”, informou Fernando Bernardes.

A próxima e última reunião do ano para ambos os grupos já está prevista para acontecer em Vitória (ES), no próximo mês de outubro.

You must be logged in to post a comment.

Back to Top