Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Participantes de encontro conhecem laboratório de asfalto de tribunal moçambicano

Destaques, Notícias

MAPUTO_VISITA LAB (4)A última atividade o 1º Seminário Internacional sobre Auditoria de Obras Públicas, realizado em Moçambique, na África, de 29 a 31 de maio, foi uma visita ao laboratório de análise de solos do Tribunal Administrativo daquele país. Os participantes de cinco estados brasileiros, Angola, África do Sul, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe e das entidades de controle africanas foram recepcionados pela equipe de engenheiros que fez demonstrações dos equipamentos.

MAPUTO_VISITA LAB (2)

 

A diretora responsável pelo laboratório, Dina Márcia, explicou que o empreendimento é resultado de uma parceria do Tribunal Administrativo com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (Gesellschaft für International Zusammenarbeit (GIZ).

 

“Fizemos uma licitação para a obtenção de equipamentos e adquirimos o que há de melhor nessa área”, enfatizou, esclarecendo que o laboratório está preparado para auditoria de obras e para análise de solos e asfalto.

MAPUTO_VISITA LAB (1)O laboratório está equipado com instrumentos capazes de avaliações quantitativas e qualitativas do solo, permitindo obter dados como densidade, espessura, umidade, compactação, teor de betume, dentre outros.

 

A realização do seminário internacional contou com a participação do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) e da GIZ. O TCE de Goiás foi representado pelos engenheiros Ricardo Souza Lôbo, Fernando Barbalho e Tule Maia, que tiveram a oportunidade de mostrar a experiência pioneira dos laboratórios de análise de asfalto do tribunal goiano.

 

FONTE: Texto e fotos de Alexandre Asfaix de Assis (Ascom TCE-GO)

You must be logged in to post a comment.

Back to Top