Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Sócio-fundador do Ibraop se aposenta e é homenageado por ministros do TCU

Destaques, Notícias
André Mendes foi um dos palestrantes do último ENAOP

André Mendes foi um dos palestrantes do ENAOP

Os feitos do auditor público federal André Luiz Mendes pelo fortalecimento da fiscalização de obras públicas no Brasil foram enaltecidos durante sessão plenária do Tribunal de Contas da União no último dia 21 de fevereiro, em Brasília. O servidor se aposentou e foi homenageado pela ministra Ana Arraes e pelos ministros Benjamin Zymler, Vital do Rêgo e Augusto Nardes, Walton Alencar Rodrigues e Raimundo Carreiro por seus 22 anos de relevantes serviços prestados, entre eles o de sócio-fundador, ex-diretor e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro de Obras Púbicas.

De acordo com a ministra Ana Arraes, André Luiz Mendes ocupou diversas funções no TCU, desde chefe de serviço, diretor técnico e secretário de unidades, até assessor em seu gabinete. “Além da competência e da responsabilidade, outras aptidões pessoais do servidor se sobressaíram, como a objetividade e o senso crítico, próprios de um engenheiro”, disse.

A maior contribuição do servidor, segundo a ministra, se deu justamente na área da engenharia, uma vez que o auditor possui vários artigos publicados em revistas especializadas, como formador de opinião e disseminador de conhecimentos no campo da auditoria de obras públicas.

Outras conquistas foram reiteradas pelo ministro Benjamin Zymler: “André Mendes foi um dos responsáveis pela criação e estruturação das unidades fiscalizadoras de obras públicas do TCU e suas contribuições foram inúmeras e significativas”. Segundo o ministro, a atuação do servidor foi além dos limites do Tribunal de Contas, vez que participou de audiências no Congresso Nacional para esclarecer os motivos pelos quais determinadas obras recebiam o indicativo de paralisação. “Obras que hoje são objeto de denúncias na Operação Lava-Jato já haviam recebido o indicativo de paralisação pelas equipes comandadas por ele. Cito, à guisa de exemplo, a refinaria de Abreu e Lima, dentre outras contratadas pela Petrobrás”, informou.

A aposentadoria do auditor federal André Luiz Mendes também foi motivo de lamentação dos ministros Vital do Rêgo, Augusto Nardes e Walton Alencar Rodrigues que, em suas falas, reiteraram o quanto o TCU sofrerá por perder um de seus mais competentes e combativos servidores. Coube ao ministro presidente Raimundo Carreiro encerrar a homenagem, desejando ao servidor sucesso e felicidades nessa nova fase de sua vida.

Assista AQUI ao vídeo completo da homenagem!

You must be logged in to post a comment.

Back to Top