Ibraop faz sugestão de ações conjuntas em visita ao Confea


Ibraop_Confea2O presidente e membros da Diretoria Executiva do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) visitaram, nesta terça-feira (6), o novo presidente do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea), o engenheiro Joel Krüger. Além de parabenizar o novo presidente pela recente posse, o Ibraop fez sugestões à nova gestão, tal como a inclusão de temas relacionados às obras públicas nos cursos de engenharia.

 

De acordo com o presidente do Ibraop, Pedro Jorge Rocha de Oliveira, essa sugestão foi feita mediante a apresentação de ações nesse sentido já realizadas pelo instituto em eventos com o Crea-Júnior, em Santa Catarina. Crea-Júnior é um movimento que fomenta a aproximação dos futuros profissionais com o mercado de trabalho, entidades de classes e os Conselhos Regionais.

 

A falta de penalização aos profissionais envolvidos em escândalos, tais como os revelados pela operação lava-jato, foi outra preocupação levada pelo Ibraop ao Confea. A situação tem previsão no Artigo 75, da Lei Federal 5.194/66, que só foi regulamentada pela Resolução 1090/2017.

 

O presidente do Confea, Joel Krüger, manifestou seu interesse em promover ações conjuntas, envolvendo o sistema Confea-Creas e o Ibraop. Ele citou como exemplo a parceria bem-sucedida entre o CREA do Paraná e o Tribunal de Contas do Estado, quando ainda exercia a Presidência do Conselho Regional.

 

O Ibraop sugeriu, então, a celebração de um Termo de Cooperação Técnica entre as instituições, o que deverá acontecer no próximo mês de março, em reunião de trabalho a ser realizada para encaminhamentos dos assuntos já iniciados.

 

Também participaram da visita o diretor de Relações Institucionais, Pedro Paulo Piovesan de Farias, a diretora Administrativa, Adriana Cuoco Portugal, e o diretor Técnico do Ibraop, Anderson Uliana Rolim.

Veja Também

TCE E CREA-PR firmam nova parceria para o controle das obras públicas

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR) e o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) firmaram,...

Continue lendo

Ibraop discute projeto de Sistema Nacional de Controle de Obras Públicas

O projeto para a elaboração de um sistema capaz de monitorar obras públicas no país foi discutido e avaliado...

Continue lendo

Workshop rodoviário da Agetop deve reunir mais de 1500 pessoas

Mais de 1.500 participantes são esperados no Workshop Rodoviário 2017, coordenado pela Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop),...

Continue lendo

Resolução aprovada pelo TCE-GO adota as diretrizes de OT do Ibraop

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) estabeleceu parâmetros técnicos mínimos para projetos básicos de obras públicas a serem...

Continue lendo

Certificados do Enaop 2017 já estão disponíveis

Os participantes do Encontro Técnico Nacional de Auditoria de Obras Públicas – o Enaop 2017 – já podem ter...

Continue lendo

AGENDA DE REUNIÕES

2 0 1 7 Para o curso dos trabalhos, foram programadas as seguintes reuniões presenciais para este exercício de...

Continue lendo

ACORDO DE COOPERAÇÃO E ATOS ADMINISTRATIVOS

Acordo de Cooperação Ibraop x IRB   ATO 02/2013 Dispõe sobre a elaboração, divulgação e capacitação de procedimentos para...

Continue lendo

TRIBUNAIS DE CONTAS ASSOCIADOS AO IBRAOP

  Desde 2006, o Ibraop tem firmado Termos de Cooperação Técnica com Tribunais de Contas, tendo como objetivo principal...

Continue lendo