Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Ibraop faz sugestão de ações conjuntas em visita ao Confea

Destaques, Notícias

Ibraop_Confea2O presidente e membros da Diretoria Executiva do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) visitaram, nesta terça-feira (6), o novo presidente do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea), o engenheiro Joel Krüger. Além de parabenizar o novo presidente pela recente posse, o Ibraop fez sugestões à nova gestão, tal como a inclusão de temas relacionados às obras públicas nos cursos de engenharia.

 

De acordo com o presidente do Ibraop, Pedro Jorge Rocha de Oliveira, essa sugestão foi feita mediante a apresentação de ações nesse sentido já realizadas pelo instituto em eventos com o Crea-Júnior, em Santa Catarina. Crea-Júnior é um movimento que fomenta a aproximação dos futuros profissionais com o mercado de trabalho, entidades de classes e os Conselhos Regionais.

 

A falta de penalização aos profissionais envolvidos em escândalos, tais como os revelados pela operação lava-jato, foi outra preocupação levada pelo Ibraop ao Confea. A situação tem previsão no Artigo 75, da Lei Federal 5.194/66, que só foi regulamentada pela Resolução 1090/2017.

 

O presidente do Confea, Joel Krüger, manifestou seu interesse em promover ações conjuntas, envolvendo o sistema Confea-Creas e o Ibraop. Ele citou como exemplo a parceria bem-sucedida entre o CREA do Paraná e o Tribunal de Contas do Estado, quando ainda exercia a Presidência do Conselho Regional.

 

O Ibraop sugeriu, então, a celebração de um Termo de Cooperação Técnica entre as instituições, o que deverá acontecer no próximo mês de março, em reunião de trabalho a ser realizada para encaminhamentos dos assuntos já iniciados.

 

Também participaram da visita o diretor de Relações Institucionais, Pedro Paulo Piovesan de Farias, a diretora Administrativa, Adriana Cuoco Portugal, e o diretor Técnico do Ibraop, Anderson Uliana Rolim.

You must be logged in to post a comment.

Back to Top