Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Parcerias de órgãos de controle para combater a corrupção

Notícias

Jardim, que chefiou a unidade do TCU responsável pela condução dos processos relacionados à Operação Lavajato, está encarregado de estruturar uma nova unidade administrativa naquele Tribunal, a Secretaria de Relações Institucionais no Combate à Fraude e à Corrupção. O objetivo é buscar parcerias junto ao Ministério Público, Judiciário, Polícia Federal e tribunais de contas estaduais, que possibilitem a cooperação técnica e de pessoal, integração de ações e intercâmbios de bases de dados.

Segundo ele, as instituições de controle têm de ter credibilidade perante a sociedade e para isso precisam dispor de quantidade e qualidade de informação. “As parcerias são essenciais e trazem ganhos para todas as partes, pois permitem aumentar a segurança das atividades, geram confiabilidade, contribuem para o rito processual, identificam oportunidades de alocações mais eficientes de recursos e disseminam as boas práticas”, garante.

Dentre as vantagens para o TCU estão opiniões de auditoria mais robustas, diminuição dos riscos de auditoria, mais consequências aos achados, mais conhecimento da sociedade, maior expectativa de controle e mensuração do dolo.

O representante do TCU afirmou que o combate à corrupção é dever, claro, das instituições de controle, mas é também responsabilidade da sociedade civil e de cada cidadão, individualmente.

Segundo ele, o desvio de verbas é um processo complexo, pode ocorrer por diversos fatores, passa por inúmeras variáveis. Ele citou como exemplo as obras de engenharia que estão entre as ações governamentais com maiores riscos de irregularidades de natureza grave, seja pelo volume de obras ou pelos altos recursos empreendidos nelas. Os problemas são múltiplos, desde sobrepreço, medições inadequadas, desperdício e muitos outros”, ponderou.

Fonte: TCE-GO (Alexandre Alfaix de Assis)

You must be logged in to post a comment.

Back to Top