PRESIDENTE DO IBRAOP PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE SEMINÁRIO CATARINENSE DE OBRAS PÚBLICAS


A convite da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) o Presidente do Ibraop – Pedro Jorge participou, no último dia 10/04, de reunião para discutir proposta da Fecam visando a realização de um evento técnico, com objetivo de atualizar os participantes em relação às normas relacionadas aos convênios e contratos de repasse e para captação de recursos, bem como, discutir a legislação, normas e procedimentos necessários à contratação e execução de obras e serviços de engenharia pela Administração Pública.

 

O evento é destinado aos profissionais que atuam em obras e serviços de engenharia e na gestão de convênios e contratos de repasse, vinculados ao Setor Público ou que prestam serviços direta ou indiretamente para a Administração Pública e, acadêmicos de engenharia e arquitetura.

 

Na realidade, serão dois eventos na mesma oportunidade: o III ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS DE CONVÊNIOS e o I SEMINÁRIO CATARINENSE DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA NO SETOR PÚBLICO.

 

Os temas estão sendo definidos com enfoque, dentre outros: na responsabilidade técnica dos profissionais; nos procedimentos da Caixa para contratos de repasse; nas responsabilidades das empresas contratadas para execução de obras públicas; na elaboração dos editais de licitação e contratos; na elaboração e análise de projetos e orçamentos de obras públicas; nos controles da execução contratual; na captação de recursos de convênios, contratos de repasse e por meio de Parcerias Público-Privadas; e nos procedimentos para transferência de recursos da União (Portaria Interministerial n. 424/16).

 

A FECAM/EGEM está convidando diversas instituições para contribuírem com a realização do evento: Ibraop, Crea-SC, CAU-SC, CGU, Caixa Econômica Federal, TCE-SC, ACE, Mútua, Associações de Municípios e Governo do Estado de SC.

 

Nessa primeira reunião participaram representantes da Fecam, da Caixa Econômica Federal, do Crea-SC, da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (Ammoc) e do Ibraop.

 

As atividades do evento deverão acontecer em dois dias, em meados do próximo mês de agosto, na Grande Florianópolis-SC.

Fotos (crédito: Fecam)

Fotos (crédito: Fecam)

Veja Também

TCE E CREA-PR firmam nova parceria para o controle das obras públicas

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR) e o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) firmaram,...

Continue lendo

Ibraop discute projeto de Sistema Nacional de Controle de Obras Públicas

O projeto para a elaboração de um sistema capaz de monitorar obras públicas no país foi discutido e avaliado...

Continue lendo

Workshop rodoviário da Agetop deve reunir mais de 1500 pessoas

Mais de 1.500 participantes são esperados no Workshop Rodoviário 2017, coordenado pela Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop),...

Continue lendo

Resolução aprovada pelo TCE-GO adota as diretrizes de OT do Ibraop

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) estabeleceu parâmetros técnicos mínimos para projetos básicos de obras públicas a serem...

Continue lendo

Certificados do Enaop 2017 já estão disponíveis

Os participantes do Encontro Técnico Nacional de Auditoria de Obras Públicas – o Enaop 2017 – já podem ter...

Continue lendo

AGENDA DE REUNIÕES

2 0 1 7 Para o curso dos trabalhos, foram programadas as seguintes reuniões presenciais para este exercício de...

Continue lendo

ACORDO DE COOPERAÇÃO E ATOS ADMINISTRATIVOS

Acordo de Cooperação Ibraop x IRB   ATO 02/2013 Dispõe sobre a elaboração, divulgação e capacitação de procedimentos para...

Continue lendo

TRIBUNAIS DE CONTAS ASSOCIADOS AO IBRAOP

  Desde 2006, o Ibraop tem firmado Termos de Cooperação Técnica com Tribunais de Contas, tendo como objetivo principal...

Continue lendo