Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Ibraop participa do Projeto Creajr-SC em Santa Catarina

Notícias

Mais de 260 estudantes estiveram reunidos na Associação Catarinense de Engenheiros, em Florianópolis-SC, no dia 02 de julho, no 6° Encontro Estadual de Dirigentes do CREAjr-SC, programa que tem como objetivo a formação de lideranças no Sistema Confea/Crea. Futuro, Engenharia, Obras Públicas e Cidadania foram os temas do evento.

FB_IMG_1467668095151

Crédito: Creasc

O Projeto: “A Engenharia e o Setor Público”, que é uma ação conjunta do Crea-SC, por meio do Creajr-SC, do Tribunal de Contas de Santa Catarina – TCE/SC e do Ibraop, foi parte integrante do evento com lançado nessa data. Esse projeto terá sequência por meio de encontros no interior do Estado, nos próximos meses.

Na abertura do evento, Pedro Paulo Piovesan de Farias, Vice-Presidente do Ibraop destacou o poder e a responsabilidade que a Lei concedeu aos profissionais da engenharia e arquitetura, alertando para que não atestem ou assinem nada em desconformidade com a lei e a regularidade dos fatos.

FB_IMG_1467668122901

Crédito: Creasc

Pedro Jorge Rocha de Oliveira, Diretor Administrativo e Técnico do Instituto, proferiu palestra com o tema: “A prática daengenharia no setor público”, demonstrando a diferença entre uma contratação entre particulares e aquela realizada com o Poder Público. Além, de esclarecimentos sobre, projeto básico, projeto executivo, atividades inerentes à fiscalização de obras e a elaboração de orçamentos.

Perguntas tais como: O que significa engenharia no setor público? Qual a diferença na contração de projetos e obras entre particulares e no setor público? Os problemas das obras estão nos projetos? O que significa projeto básico? Como deve ser a atuação do fiscal de obras? Quais os cuidados com a orçamentação de obras públicas? O que houve com a engenharia nacional? e O que significa Indústria 4.0, foram objeto de considerações por Pedro Jorge.

Na Mesa Redonda, com o tema: “Qual a relação do cidadão e do futuro profissional de engenharia com as obras públicas?”, da qual participaram, também, representante do Crea-SC e do Observatório Social de São José-SC, Pedro Jorge respondeu inúmeras perguntas dos presentes.

You must be logged in to post a comment.

Back to Top