Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

PHD em Economia, Maurício Bugarin, relembra a apresentação de artigo sobre a Lei Newcomb-Benford no XVI Sinaop

Destaques, IBRAOP 20 ANOS, Notícias

Analisar preços nas auditorias de obras públicas, muitas vezes, ocupam semanas de trabalho dos auditores de Tribunais de Contas. A Lei Newcomb-Benford é uma ferramenta que, em parceria com a Curva ABC, contribui ao fazer uma seleção mais eficiente dos serviços das planilhas para análise de sobrepreço.

Esse foi tema do artigo apresentado pelo professor PHD em Economia e Mestre em Matemática, Maurício Soares Bugarin, no XVI Simpósio Nacional de Auditoria em Obras Públicas, cujos momentos foram relembrados em entrevista publicada no hotsite que comemora os 20 anos do Ibraop.

Acesse – www.ibraop.org.br/20anos – e confira!

A página também trouxe nesta semana o artigo “Contextualização dos Projetos de Serviço de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos por Meio da Orientação Técnica OT-IBR 007/2018 e de Procedimentos de Auditoria”, assinado pelos auditores Fernando Celso Morini (TCM-SP) e Fernando D. Bernardes (TCE-MS). O texto narra o quão desafiador foi para o Grupo de Resíduos Sólidos Urbanos do Ibraop elaborar  procedimentos e orientações para verificação de dimensionamentos e formação de preços dos serviços do setor.

Em “Nossa História”, é possível conhecer a origem das Orientações Técnicas editadas pelo Ibraop ao longo dos seus 20 anos de fundação. Já o “Depoimento” ficou por conta do engenheiro civil e auditor aposentado do TCM de São Paulo, Marcos Sanches, que é filiado ao Ibraop desde 2001. Ele acompanhou todas as lutas e conquistas do Instituto e, claro, não poderia ficar de fora da comemoração.

Acompanhe as ações do Ibraop em comemoração aos seus 20 anos de fundação pelas páginas do Facebook, Twitter e Instagram – @ibraop. Não deixe também de se inscrever no canal do Youtube – www.youtube.com.br/ibraoptv – para receber os alertas de novos vídeos e transmissões ao vivo!

You must be logged in to post a comment.

Back to Top