Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Artigos técnicos selecionados pelo Ibraop foram apresentados durante a programação do XX SINAOP

Destaques, Notícias

Sete artigos técnicos, selecionados pelo Ibraop por meio de edital lançado em maio, foram apresentados por seus respectivos autores, nesta quarta-feira (13), durante a programação técnica do XX Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas – O XX SINAOP. O evento está sendo realizado até o dia 15 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS).

O mediador das apresentações, o diretor administrativo adjunto do Ibraop, Rafael Di Bello, deu as boas vindas aos articulistas e falou da importância do incentivo à produção de trabalhos científicos para o Sistema Controle Externo.

O primeiro artigo apresentado – “A contribuição da auditoria interna para a efetividade das instituições com o ODS 16” – foi o da analista de Infraestrutura do Governo Federal (MGI), Carla Chaves. O artigo analisa a relação entre os resultados de auditoria realizada pela Controladoria-Geral da União e a Meta 16.6 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que prevê ampliar a transparência, a accountability e a efetividade das instituições, em todos os níveis.

Os impactos na Auditoria de Controle Externo de Obras Públicas com o uso do BIM – Building Information Modelling foi o tema do trabalho apresentado pelo auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Pará, Controladoria de Obras, Edson de Souza. Engenheiro civil, ele é pós-graduado em Perícias e Avaliações de Engenharia pelo Instituto de Pós-graduação IPOG/SC (2022) e pós-graduando em Engenharia Rodoviária pelo IPOG/SC (2023).

A auditora aposentada do TCE-MG e membro do Conselho de Ética do Ibraop, Valéria Gonzaga, apresentou o artigo Os aterros sanitários privados nos processos de regionalização. Ela analisou as dificuldades que os municípios tem para a constituir consórcios de RSU e buscar soluções individuais para a disposição final junto aos aterros privados, erradicando os lixões.

Variabilidade construtiva das Camadas de Base e Sub-base em Pavimentos: um estudo de caso” foi o tema do artigo da doutora em Engenharia de Transportes, Juceline Batista dos Santos Bastos, que desde 2012, atua como docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Antônio Alves Ferreira Júnior e Arielton Fonteles são auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Ceará e apresentaram o artigo técnico Avaliação qualitativa da estrutura de um trecho rodoviário, no Estado do Ceará, através de levantamentos deflectométricos e retroanálise.

O sexto artigo – “Implementação no TCM-RJ do Programa de Qualidade do Asfalto através de controle tecnológico” – foi apresentado pelo auditor de Controle Externo no TCMRio, Flávio Shiraki Lamouche. Engenheiro civil e pós-graduado em Gestão Pública, ele atua há mais de 10 anos com obras de grande porte, tendo trabalhado principalmente com obras portuárias e viárias.

Por fim, o também auditor de Controle Externo no TCMRio e engenheiro civil e de Segurança do Trabalho, Rômulo Ferreira da Silva, apresentou o artigo “Programa de acompanhamento de conservação e manutenção de obras de arte especiais no município do Rio de Janeiro”. Ele possui mestrado em Engenharia de Transportes e realizou auditorias em obras públicas de grande porte, como corredores BRT e equipamentos olímpicos.

Back to Top